Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Só entre nós

Só entre nós

Restaurantes que saíram da lista dos 50Best

Mauro.jpg

 

Ontem recebi diversas mensagens de pessoas a perguntar onde estava o Celler de Can Roca ou a Osteria Francescana na lista ontem divulgada dos The World's 50 Best Restaurants 2019.

 

De forma controversa, este ano não foram a votação os vencedores de edições anteriores da lista dos 50 melhores do mundo, que passaram a constar de uma espécie de Hall of Fame designado de Best of the Best.

 

Ou seja os seguintes restaurantes:

El Bulli (2002, 2006-2009)

The French Laundry (2003-2004)

The Fat Duck (2005)

Noma – localização original (2010-2012, 2014)

El Celler de Can Roca (2013, 2015)

Osteria Francescana (2016, 2018)

Eleven Madison Park (2017)

Não poderão mais constar da lista dos 50 Best, com a ainda mais controversa exceção do Noma, que entrou disparado para a 2ª posição da lista de 2019. Segundo entendimento da organização, como mudou de espaço e, mais ou menos, de conceito, foi considerado que era um novo restaurante e como tal pode ser votado.

 

O porquê disto ter acontecido tem dado origem a várias divagações. Há quem defenda que esta decisão dos Best of the Best serve para dar lugar a outros, evitando monopólios, mas também há quem esclareça que tudo se deve ao facto dos Chefs, que anteriormente estiveram em primeiro lugar, estarem desanimados / tristes / zangados por já não estarem na liderança. Ou não estarem de todo na lista, como o The Fat Duck. 

 

Seja para não diminuir o ego dos Chefs, ou mesmo para dar lugar a outros (em 14 anos a liderança tem sido partilhada por 5 restaurantes) que sentido é que faz deixar de dar oportunidade a um restaurante que já foi o primeiro, de voltar a ser o primeiro?

 

Exemplo simples: O Eleven ganhou em 2017. E agora nunca mais pode ganhar. O Mirazur ganhou ontem e ponto final. Mas isto faz algum sentido? O Benfica ganha um ano e acabou? Muitos ficam contentes, mas não me parece lógico.

 

E depois para ajudar, o Noma, que é o mesmo Noma (não me venham com tretas) pode ganhar outra vez. E vai ganhar. Para o ano é limpinho.

 

Sugestão para o Heston Blumenthal - muda o The Fat Duck do sítio feio onde está (a meu ver) para o Hind's Head que já é teu e é mesmo ao lado, e assim já podes ir a votos novamente. Easy!