Queria um almoço de borla em troca de um post, se faz favor.
Quem anda atento sabe perfeitamente que não faltam por aí "bloggers" interessados em receber produtos, refeições e serviços à borla em troca de um post e partilhas nas redes sociais. Nada contra esta troca e "prestação de serviços", até porque nós, apesar de recusarmos a larga maioria de parcerias e ofertas de almoços/jantares, já aceitámos alguns convites em troca dos tais posts.
A diferença, pelo menos no que respeita ao Só entre nós, é que não prescindimos da imparcialidade (que ao contrário do que muitos julgam, é possível manter) e, por causa disso, já perdemos parcerias por dizermos o que nos apetecia e não o que eles queriam. E nunca andámos atrás de ninguém a pedir o que quer que fosse.
Já escrevi mais do que uma vez e repito. Este blog não tem como intuito render absolutamente nada. É apenas um passatempo. Se quisesse, e com a quantidade de propostas que já recebi, já podia ter ganho um dinheiro interessante. Mas não é isso que me/nos interessa.
Porém, e como referi, há quem se comporte ao contrário. E é essa parte que não concordo tanto. Bem sei que há quem queira tornar o blog num produto rentável. Deixar até de trabalhar para se dedicar totalmente ao blog. E, como tal, é preciso contactar marcas, empresas, restaurantes... Mas não consigo deixar de achar que fica mal andar a pedir algo.
Ainda há uns tempos, apanhei um pedido no Facebook de um blogger português que queria o contacto do relações públicas de um restaurante da moda que tinha acabado de abrir. Dias depois, lá estava o post. Tudo perfeito, o melhor restaurante da cidade, região, país, continente, mundo.
Garret Byrne, Chef do restaurante Campagne em Kilkenny, fartou-se disto tudo e decidiu publicar no Twitter uma proposta de um blogger a pedir um almoço.
Muitos aplaudiram de pé, muitos criticaram a atitude do Chef. É que independentemente de tudo, todos sabemos como hoje em dia um post pode fazer milagres por um restaurante (ou o oposto).
Fica portanto a questão. Terá agido bem? E faz sentido um blogger andar atrás de um chef para conseguir uma refeição grátis?
Aqui está o tweet com a proposta do blogger.
Vamos estar em Kilkenny a 10 de outubro.
Em troca de uma refeição vegan para dois (gostaríamos de provar vários pratos do menu), teríamos todo o gosto em providenciar uma significativa visibilidade online nos nossos blogs e redes sociais:
- Entrada nos nossos posts "Guia vegan para a Irlanda e/ou Irlanda do Norte" com links e fotografias permanentes.
- Em muitos casos, também iremos escrever uma review completa e separada para o seu estabelecimento.
- Tweeting em direto, Facebook, Instagram enquanto visitamos o restaurante.
--------------------------------------
Uma coisa é certa. Não lhes falta lata para fazer o pedido.