Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós

Direito à desconexão!!

1464939628.jpg

 

Eu até sou daquelas pessoas que não leva trabalho para casa. A minha profissão e trabalho permitem-me isso e, por isso, o trabalho é só fora de casa.

 

Porém, graças às novas tecnologias e à minha vontade de estar sempre ao corrente de tudo, não levava trabalho para casa mas era notificado de todos os e-mails profissionais.

 

No iPhone, iPad, Mac, Apple Watch... Não levava em concreto trabalho para casa, mas, na realidade, era notificado de novos e-mails de trabalho e, mesmo que não respondesse (o que muitas vezes acabava por acontecer) perdia tempo a ler os e-mails e ficava, mesmo que momentaneamente, a pensar nas questões.

 

Ou seja, não levava mas levava trabalho para casa.

 

Para ajudar, a larga maioria dos meus clientes são estrangeiros. Com diferentes fusos horários e dias de descanso diferentes. O que resultava em e-mails à noite, de madrugada, ao domingo...

 

Há umas semanas decidi então acabar com o e-mail profissional. Retirei-o de todos os dispositivos. Decidi seguir a lei francesa e adotar o direito à desconexão.

 

E sabem que mais? Tudo ficou melhor e o mundo não acabou. Inicialmente, alguns clientes, habituados a respostas rápidas, questionaram a demora, mas rapidamente tudo se esclareceu.

 

Como tal, sugiro a todos aqueles que possam que se desconectem do trabalho quando saem de lá. A nossa vida é demasiado curta e o trabalho é extremamente importante, mas a atenção completa à família e o nosso descanso é essencial.

 

Imagem daqui

1 comentário

Comentar post