Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

The Yeatman, Vila Nova de Gaia, 1 estrela Michelin

IMG_8415.jpg

 

Análises.png

 

Nascido em 1979, Ricardo Costa é um dos principais Chefs portugueses, tendo sido galardoado com o prémio de Chef do ano em 2009 e considerado por muitos como o líder da nova geração de Chefs portugueses.

 

chef_ricardo_2_1294579603530f406354627.jpg

 

Do seu percurso profissional, destacam-se, entre outras, as passagens pelo “El Girasol”, como Chef de Partida, pelo “Sheraton Porto Hotel & Spa”, como Sous Chef, e pelo “Largo do Paço”, como Chef Executivo, onde conseguiu garantir uma estrela Michelin em 2009 e 2010 para o restaurante.

 

Atualmente é Chefe Executivo no “The Yeatman”, galardoado com uma estrela Michelin em 2011, estrela essa que tem mantido.

 

IMG_8418.jpg

 

A sua atitude séria e profissional reflete-se na qualidade do seu trabalho e pratos apresentados, e foi isso mesmo que se comprovou aquando da nossa recente passagem pelo “The Yeatman”.

 

IMG_8440.jpg

 

Comecemos pelo hotel. O “The Yeatman” é um hotel vínico de luxo, situado em Vila Nova de Gaia com uma das vistas mais privilegiadas para a magnífica cidade do Porto e rio Douro.

 

IMG_8441.jpg

 

Pertencente à exclusiva cadeia “Relais & Chateaux, para além do mencionado “restaurante gastronómico”, com uma estrela Michelin, o hotel conta ainda com um Caudalie Vinothérapie® Spa, fazendo a ponte perfeita entre o luxo e toda a temática vínica, inspirada nas antigas caves que rodeiam o hotel, onde o vinho do Porto é envelhecido há mais de trezentos anos.

 

IMG_8439.jpg

 

Com um ambiente faustoso, o hotel tem parque privativo (coberto) para os seus clientes.

 

IMG_8437.jpg

 

O restaurante é composto por uma sala interior, em tons verdes e com uma decoração clássica, com amplas janelas, e por um terraço de dimensões consideráveis onde se pode desfrutar em toda a sua plenitude das incríveis vistas para a cidade do Porto e rio Douro.

 

IMG_8392.jpg

 

Principalmente quando São Pedro ajuda e proporciona dias de sol e sem nuvens.

 

IMG_8395.jpg

 

São várias as propostas apresentadas, desde o menu à la carte, menus de degustação e o menu “Luncheon”, alterado semanalmente e disponível todos os dias ao almoço pelo preço de €60,00.

 

IMG_8398.jpg

 

Analisadas as diversas propostas, optámos pelo o menu “Luncheon”, que no dia da nossa visita foi composto pelo couvert e mais 11 momentos, comprovando aquilo que já nos tinha sido dito pelo João Faria (https://instagram.com/joao.cfaria/), de que este é um dos melhores restaurantes no que respeita à relação preço/qualidade para um menu de almoço.

 

IMG_8414.jpg

 

Passando então ao menu, começámos com as boas vindas do Chef:

 

IMG_8400.jpg

 

Cannellonis de abacate com recheio de caranguejo - para comer de uma só vez, com um sabor suave e interessante.

 

IMG_8401.jpg

 

Gamba rosa com molho e crocante de tinta de choco - excelente apresentação, com o ponto alto na deliciosa gamba e combinação mais do que certa com o choco. 

 

IMG_8402.jpg

 

Como pré-entrada o Chef escolheu um carapau amarelo, marinado e braseado, com cebolinhas em escabeche, puré de salsa e ovas temperadas. O carapau estava perfeito, bem como os restantes elementos do prato.

 

IMG_8404.jpg

 

Chegou a vez do couvert, com quatro variedades de pão à escolha. Pão de malte, de algas, com pistácio e focaccia de azeitona. Com um sabor intenso, o pão de algas era o mais inovador, sendo as restantes variedades boas escolhas. 

 

IMG_8403.jpg

 

Para acompanhar o pão, um bom azeite e, provavelmente, a melhor manteiga que já alguma vez comi, resultante de uma mistura das melhores manteiga de todo o país, escolhidas pelo Chef, à qual ainda é junta manteiga de cabra e ovelha

 

IMG_8410.jpg

 

Toro e sushi desmontado - um prato verdadeiramente vencedor. O atum estava perfeito, mas o sushi desmontado estava… incrível. Confesso que nunca tinha comido um sushi desconstruído, e a ideia, aparentemente simples, foi apresentada com maestria.

 

IMG_8413.jpg

 

Ainda como entrada, uma surpresa do Chef (que não aparecia no menu) - Coco com bivalves e molho de crustáceos. O coco, comido no fim, servia de taça para um intenso e brilhante molho de crustáceos. E o que dizer quando nos apresentam um “prato” assim? Nada, a não ser pensar na qualidade do trabalho do Chef, enquanto se observa uma das vistas mais bonitas que se pode ter do Porto.

 

IMG_8419.jpg

 

Tamboril assado com ervas, creme de tomate assado, alcachofras e croutons de pão tramezzini - Tamboril no ponto (claro), e um creme de tomate que estava delicioso.

 

IMG_8420.jpg

 

Coração de boi confitado com espuma de tomate, granizado e mozzarella molecular. Mais uma surpresa do Chef (que não aparecia no menu), e que talvez não seja a melhor escolha para os mais “sensíveis”, mas que era de chorar por mais.

 

IMG_8426.jpg

 

IMG_8427.jpg

 

Entrecosto de novilho glaciado com puré de trigo, molejas e molho de barbecue - puré agradável e entrecosto saboroso. 

 

IMG_8428.jpg

 

Antes da sobremesa, mais uma surpresa do Chef. Fatia fina de pão de ló com leite creme, sorbet de lima e amora.

 

IMG_8432.jpg

 

Por fim, a sobremesa - Poroso de amendoim, ganache de chocolate com flor de sal e gelado de caramelo.

 

As duas saborosas e bem conseguidas, mas sem deslumbrar.

 

IMG_8433.jpg

 

Para terminar, um conjunto de mignardises.

 

IMG_8436.jpg

 

Em jeito de conclusão, as surpreendentes vistas, conjugadas com pratos de altíssima qualidade, fazem do "The Yeatman" um restaurante imperdível, estando o Chef Ricardo Costa de parabéns pela excelência apresentada.

 

Pontuação de 0 a 10

Cozinha (50%) - 9,8

Serviço (25%) - 8,8

Ambiente (25%) - 10

Pontuação final - 9,7

2 comentários

Comentar post