Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Speculoos

DSC02196.JPG

 

Chega a Outubro e começo a pensar em Speculoos - biscoitos com especiarias tradicionalmente comidos antes e durante a Sinterklaas (festa de São Nicolau) na Holanda e Bélgica, ou durante o Natal na Alemanha. Apesar de ser tradicional em Dezembro, é possível encontrar speculoos à venda todo o ano, e eu, apaixonado por estes biscoitos desde a minha primeira visita à Bélgica, não resisto a fazê-los todos os anos uns dois ou três meses antes do Natal.

 

Não costumo fazer os speculoos com formatos de animais ou outros bonecos, como é tradição (faltam-me as formas), mas o formato redondo também lhes assenta muito bem. O essencial é que sejam finos e extremamente crocantes, combinando na perfeição com um café (costumam ser oferecidos na Bélgica quando se pede um café) ou chá.

 

Não faltam por aí receitas, mas esta foi a que utilizei este ano e o resultado foi delicioso. Podem sempre jogar com as especiarias, pondo menos ou mais, consoante o gosto, no entanto, estas quantidades são as ideais para ter uns speculoos a saber suavemente a especiarias, deixando um travo agradável na boca sem ser muito forte.

 

Ingredientes:

- 250 g de farinha

- 125 g de açúcar amarelo

- 100 g de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de café de canela 
- 1/4 colher de café de gengibre em pó
- 1/4 colher de café de noz-moscada
- 1/4 colher de café de cravinho em pó
- 1/4 colher de café de cardamomo em pó
- 5 g de fermento
- 1 pitada de sal
 
Misture o açúcar amarelo e as especiarias. Acrescente a manteiga derretida e um ovo batido. Bata a mistura com a ajuda de uma colher de pau até obter uma consistência homogénea.
 
Adicione a farinha aos poucos, sem parar de mexer. Por fim, junte a pitada de sal e fermento.
 
Se a massa estiver difícil de mexer, acrescente uma colher de sopa de água morna.
 
Envolva a massa com papel filme e leve ao frigorífico por 12 horas.
 
Retire a massa do frigorífico e utilize um rolo da massa para esticá-la numa superfície enfarinhada.
 
Corte com os formatos que desejar e leve ao forno pré-aquecido a 160 graus por 20 minutos.
 
Deixe arrefecer bem sobre uma grade para bolos antes de guardar.

5 comentários

Comentar post