Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Restaurante Sala de Corte, Lisboa

IMG_7779.JPG

 

A convite do grupo Multifood e da Amuse Bouche, fomos conhecer o restaurante Sala de Corte. Antes de passar à crítica ao restaurante, e porque os convites geram sempre dúvidas e comentários, considero importante esclarecer o seguinte:

- No blog Só entre nós todas as críticas são 100% sinceras. Seja a restaurantes, marcas, produtos, viagens, empresas, destinos turísticos ou qualquer outra coisa. Não me interessa se fui eu que decidi ir ou decidi comprar algo, não me interessa se paguei por isso, se foram os meus pais ou amigos que pagaram, ou se foi a empresa/restaurante/agência/outra entidade qualquer a pagar. O que aqui escrevo é a minha opinião independentemente de tudo o resto. Ponto final. Não deturpo nada por causa de um convite, nem faço falsos elogios. 

 

IMG_7798.JPG

 

Estando este ponto esclarecido, passemos à análise do restaurante Sala de Corte, a steakhouse lisboeta que está sob a responsabilidade do Chef Luís Gaspar, que já passou pelo Hotel Lapa Palace, Cais da Pedra, o espaço do Chef Henrique Sá Pessoa no Mercado da Ribeira e conquistou várias medalhas ao serviço da Equipa Olímpica Júnior de Culinária. A Sala de Corte, aberta há um ano, apresenta agora uma carta renovada, sem "cortar" na qualidade que apresenta, nomeadamente na magnífica carne, aprimorada por um processo de maturação de 21 dias.

 

Carregar nas setas laterais para ver mais

 

O restaurante fica situado nas traseiras do Mercado da Ribeira e apresenta um espaço muito bem conseguido e bonito (era uma antiga frutaria), com alguns pormenores interessantes como os lugares ao balcão, a carne em exposição à entrada, a "estufa" das micro ervas, os candeeiros ou o fantástico forno Josper. O serviço é atencioso e competente.

 

 

A refeição começou com um surpreendente e saboroso pão com chouriço, confecionado com chouriço de porco preto, tomate e coentros,

 

IMG_7790.JPG

 

E com uns bem intensos croquetes de novilho com mostarda Dijon.

 

IMG_7789.JPG

 

Seguiu-se uma deliciosa e fresca salada de rosbife, com caña de lomo 5J, parmesão e molho caesar.

 

Para pratos principais, optámos pelo:

 

IMG_7797.JPG

 

Entrecôte (200g) - carne de novilho maturada por 21 dias, de origem certificada e confecionada no Josper, um forno/grelhador que combina a grelha e brasa, evidenciando os sabores e preservando todos os sucos. O resultado é divinal. Excelente carne e excelentes sabores.

 

Para acompanhar o entrecôte, que é servido com tomate cereja assado e relish de tomate fumado:

 

IMG_7794.JPG

 

Puré de batata trufado - muito bom e suave, a fazer lembra um verdadeiro puré caseiro

 

IMG_7795.JPG

 

Brás de cogumelos e espargos verdes - delicioso

 

IMG_7793.JPG

 

Esparregado de espinafres com Queijo da Ilha

 

IMG_7796.JPG

 

Para temperar a carne: molho chimichurri e manteiga de alho e ervas

 

IMG_7792.JPG

 

Bife tártaro do Chef Luís Gaspar - para quem costa de bife tártaro, esta é uma ótima opção. A apresentação é muito bonita e os temperos são dos melhores que já comi, trazendo boas recordações dos inesquecíveis bifes tártaros de Bruxelas. Único senão, pelo menos para mim, foi a espuma de aipo que acompanha o bife tártaro. Preferia sentir um contraste de temperaturas, em vez de ter a espuma a uma temperatura tão fria.

 

Para terminar em beleza, duas ótimas sobremesas a cargo da Chef pasteleira Ângela Granho, cuja trajetória profissional já passou pelo Ocean e Eric Kayser:

 

IMG_7799.JPG

 

Texturas de avelã, com gelado de caramelo salgado e pipocas, que destronou a minha amada Avelã 3 de José Avillez...

IMG_7804.JPG

 

IMG_7802.JPG

 

Pavlova de frutos vermelhos com sorbet de framboesas - deliciosa e muito bem conseguida.

 

IMG_7775.JPG

 

Em jeito de conclusão, a Sala de Corte é um restaurante muito interessante que merece uma visita, especialmente dos apaixonados por carne de qualidade e confecionada na perfeição.

 

Parabéns à equipa pelo trabalho e obrigado à Multifood e Amuse Bouche pelo convite.

1 comentário

Comentar post