Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Restaurante Chaxoila, Vila Real

~1446453233~IMG_8763.jpg

 

18779218_yBFn5.png

 

Existem alguns restaurantes que já conheço praticamente há tantos anos quantos os que tenho de vida. E por mais que as gerências mudem, e os anos passem, a qualidade mantém-se, chegando mesmo a melhorar nalguns casos.

 

Um desses exemplos é o Chaxoila, em Vila Real. Salvo raríssimas exceções, ir a Vila Real implica ir ao Chaxoila. E se o destino não for Vila Real, mas o desvio não for muito grande, o Chaxoila é sempre a escolha para o almoço. E porquê?

 

No meu caso, por causa das tripas aos molhos, um dos meus pratos de eleição desde pequeno. Contrariamente ao pensado, não foi no Chaxoila que as tripas aos molhos foram inventadas (há relatos das mesmas anteriores à abertura desta casa de pasto) mas não restam dúvidas de que foi no Chaxoila que as tripas se tornaram conhecidas pelas mãos de Fernanda Brito, e é (praticamente) consensual entre os apreciadores que para comer boas tripas, só no Chaxoila.

 

~1446453258~IMG_8765.jpg

 

O meu único e eterno problema reside no número de tripas. Eu peço sempre quatro e os empregados, de todas as vezes, insistem que não. Que eu não consigo comer quatro, que quatro é demais, que é melhor aguardar para ver, que depois trazem mais... Enfim, nunca consigo que me sejam servidas quatro tripas, ou molhos, como se chamam.

 

Tenho sempre de pedir três, o que já é visto como muito, e depois lá peço outra. Eu percebo que para a maioria pode ser considerado um exagero comer quatro molhos com arroz branco, mas se eu vou lá de propósito para comer as tripas, sonho durante meses com as mesmas, e tenho estômago para as quatro, porque é que não posso pedir logo as quatro?

 

Seja como for, esta precaução por parte dos funcionários já é sinal de muito. Se fossem outros, traziam oito, se eu quisesse. Mas no Chaxoila não. Preocupam-se com os clientes, e isso é algo que não muda com o tempo.

 

~1446453277~IMG_8766.jpg

 

O que mudou foi a decoração, e o Chaxoila está cada vez melhor, mais moderno e mais bonito.

 

Perante tudo isto, se gosta de tripas, ou se nunca as provou, não se esqueça de passar por Vila Real e ir ao Chaxoila. Porque como dizem os locais, tripas é no Chaxoila. 

 

~1446453292~IMG_8767.jpg

 

E se no fim das tripas ainda tiverem um espaço no estômago, sugiro as deliciosas cristas de galo do Lapão, acompanhadas por gelado de tangerina.

 

Leiam mais sobre o Chaxoila, aqui.

2 comentários

Comentar post