Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

24
Mar15

Receita de Sushi caseiro

Só entre nós

IMG_0158.JPG

 

No geral gosto de todas as influências culinárias, mas tenho um fraquinho especial pela asiática. Essencialmente pela chinesa, japonesa e indiana.

 

Relativamente à cozinha japonesa, recordo-me de ir em criança com a minha mãe a um restaurante japonês nas Janelas Verdes. Se não me engano, era a primeira vez que ia comer comida japonesa (algo tão encantador como exótico). E olhando agora para trás, é curioso, mas não comemos sushi, nem sashimi, mas sim um arroz com frango cujo sabor perdura na minha memória.

 

IMG_0159.JPG

 

Os anos passaram e fui provando mais pratos, sendo o sushi um dos meus preferidos. Daí que tivesse desde há algum tempo bastante vontade de fazer o meu próprio sushi. Felizmente "ganhei coragem" e posso afirmar que o resultado ficou bastante bom. Tanto em termos de sabor como de aspeto.

 

DSC02299.JPG

 

Nos últimos meses tenho repetido a experiência, com combinações de sabores pouco prováveis (e que deixariam qualquer defensor da verdadeira cozinha japonesa de olhos em bico) e ainda não me desiludi.

  

DSC02296.jpg

 

No entanto, e para já, deixo a receita base do sushi. Recomendo, para quem se vai iniciar nestas artes, que compre um dos muitos kits à venda em lojas. No meu caso, tenho comprado sempre produtos da marca Yutaka.

 

Receita para, aproximadamente, 16 rolos de sushi:

- 150 g de arroz (arroz próprio para sushi)

- 30 mL de vinagre de arroz

- 2 folhas de Nori

- esteira de bambu

- o recheio que desejar

 

Opcionais, mas relevantes:

- wasabi

- gengibre em conserva

- molho de soja

 

Coloque o arroz numa panela média e adicione 3 a 4 copos de água de forma a que o arroz fique submerso. Deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando por 12 minutos com a tampa colocada. (O suposto é deixar mesmo a tampa colocada, mas se a panela não for muito grande, a água vai subir e sujar tudo, por isso, se não tiver outra alternativa, deixe a panela ligeiramente destapada). Desligue o fogão e escorra a água. Em seguida, deixe o arroz repousar por 25 minutos com a tampa colocada. Envolva então o arroz com o vinagre e deixe arrefecer antes de enrolar o sushi. Atenção: não exagere no vinagre.

 

Coloque uma folha de Nori na esteira de bambu. Espalhe metade do arroz cozido, bem distribuído sobre o Nori, criando uma camada fina de arroz uniforme e deixando uma margem de 1 centímetro na extremidade superior e inferior. Coloque o recheio que desejar sobre o arroz, sem exagerar nas quantidades.

 

IMG_0154.JPG

 

Comece a enrolar o Nori, com cuidado, e de forma uniforme, em torno do recheio, usando a esteira para ajudar a dar forma. Enrole para a frente, afastando a esteira de si, pressionando com firmeza para que a folha de Nori envolva completamente o arroz e recheio. Quando o rolo estiver pronto, pressione com firmeza, mantendo a forma.

 

Retire o rolo da esteira e coloque-o numa tábua de cortar seca. Corte o rolo ao meio com uma faca bem afiada. Em seguida, corte as duas metades em quatro partes iguais, fazendo oito rolos de sushi. Lave a faca entre cortes, para garantir um corte mais preciso.

 

IMG_0157.JPG

 

Sirva com molho de soja, wasabi e gengibre entre os rolos para limpar o palato.

6 comentários

Comentar post