Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Receita de panquecas com mirtilos - versão "light"

IMG_8172.JPG

 

As panquecas são habituais aqui por casa e, por isso, é normal que sejam recorrentes aqui no blog. Há anos que me mantenho fiel à minha receita - simples, com nozes ou frutos vermelhos. Desta vez, sugiro que se altere os ingredientes para que o resultado fique mais light e, consequentemente, se possam comer mais vezes.

 

Ingredientes para, aproximadamente, 6 panquecas:
- 1 ovo
- 125 mL de leite magro (pode ser sem lactose)
- mirtilos a gosto
- 7 colheres de sopa de farinha de centeio integral
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado (e não amarelo)
- 1 colher de sopa de óleo de noz
- 1 colher de chá de fermento em pó (sem glúten)
- margarina
 
Comece por colocar uma frigideira pequena a aquecer, com o lume no mínimo, enquanto prepara a mistura.

Coloque todos os ingredientes, menos os mirtilos, num recipiente. A ordem é indiferente.

Bata tudo bem até obter uma mistura uniforme e mais consistente. A mistura deve ficar cremosa, nem muito liquida nem demasiado difícil de escorrer da colher. Caso esteja demasiado espessa, acrescente um pouco mais de leite, ou de farinha, caso esteja muito líquida.

Acrescente à mistura os mirtilos previamente lavados.

Misture delicadamente, de forma a não parti-los.

Com a mistura preparada e a frigideira aquecida, coloque um pouco de margarina, no fundo e deixe derreter. A frigideira já deve estar bem quente, pelo que a gordura deverá derreter rapidamente.

Com um guardanapo, ou papel de cozinha, passe rapidamente pelo fundo da frigideira para retirar o excesso de gordura e aproveite para espalhá-la por toda a frigideira, incluindo laterais.

Nesta altura já está tudo pronto para começar a fazer as panquecas. Aumente ligeiramente o lume e coloque um pouco da mistura na frigideira. A quantidade colocada de cada vez depende da dimensão que quer dar às panquecas, o que influenciará, necessariamente, a quantidade final de panquecas.

Com uma espátula, vá levantando delicadamente as bordas da panqueca para ver se o lado em contacto com a frigideira já está levemente dourado e, com a ajuda da mesma espátula, vire a panqueca ao contrário. Caso se sinta demasiado à vontade, atire a panqueca ao ar e reze para que esta aterre em segurança na frigideira.

Vá sempre verificando como é que está o lado em contacto com o fundo da frigideira e, se necessário, vire-a mais do que uma vez até obter uma cor dourada uniforme em ambos os lados.

Esta receita dá, em média, para 6 panquecas, mas tudo depende da dimensão da frigideira e quantidade de mistura colocada de cada vez.
 
 

IMG_8170.JPG

 

Uma vez que as panquecas, desta forma, ficam mais light, nada como compensar nos toppings. Sugestões? Manteiga de amendoim, xarope de tâmaras, maple syrup, avelãs granuladas ou nutella. É tudo delicioso!
 

1 comentário

Comentar post