Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Receita de massa fresca

798695248a058958585d8908ac9b396e1acfb_DSC_4157.jpg

 

Para quem quer experimentar fazer a própria massa em casa, eis a receita do Jamie Oliver. Inicialmente pode parecer um pouco confuso, mas nada como experimentar e pôr a mão na massa. Literalmente.

 

Ingredientes por pessoa:

100g de farinha tipo 00
1 ovo

 

Comece por colocar a farinha num recipiente. Faça um buraco no centro e junte os ovos. Bata os ovos com um garfo e depois, com a ponta dos dedos, vá misturando tudo. Amasse bem por alguns minutos até que sinta que a massa está macia e suave.

Envolva a massa com película aderente e leve ao frigorífico meia hora. Depois da massa ter descansado, o segredo é estendê-la até ficar bastante fina.

Sem máquina para estender massa, terá de dividir a massa em bocados, se for muita, e ir estendendo aos poucos, até obter uma massa uniforme, fina e, preferencialmente, com um formato rectangular. Só é preciso dar uso ao rolo da massa e à imaginação. E não se esqueça de polvilhar sempre a bancada com farinha, para evitar que a massa cole à bancada

Quando estiver bem estendida e fina, dobre a massa sobre si mesma várias vezes e corte a massa dobrada em fatias no sentido do comprimento. A largura das fatias vai depender do tipo de massa que quer. Fatias mais estreitas para esparguete, fatias mais largas para tagliatelle.

Separe as fatias com os dedos e a massa já está pronta a cozer. Não espere muito tempo para cozer a massa, pois os fios de massa fresca tem tendência a colar-se uns aos outros muito depressa. Se não quiser cozer logo a massa, separe todos os fios de massa e deixe secar uns minutos na bancada, antes de os voltar a juntar ou guardar num recipiente para cozer mais tarde.

Para quem tem máquina, basta seguir as instruções da máquina. Divida a massa, se for muita, e estenda-a um pouco com as mãos. Coloque a máquina de estender a massa na posição mais larga (no número mais alto), polvilhe a máquina e massa com farinha, e comece a passar a massa.

Inicialmente, a massa vai ficar com um ar bastante imperfeito, mas não se preocupe. Dobre a massa sobre si mesma e volte a passá-la na máquina. Repita a operação quantas vezes for necessário até que a massa fique uniforme e rectangular.


Vá apertando a máquina, um número de cada vez, e vá passando a massa, à medida que esta vai ficando, progressivamente, mais fina e comprida. Vá dobrando a massa, ou corte se esta estiver muito comprida. Não se esqueça de polvilhar a massa com farinha, caso seja preciso.

Quando chegar ao último nível e a massa estiver bem fina, dobre a massa sobre si mesma várias vezes e corte a massa dobrada em fatias no sentido do comprimento. A largura das fatias vai depender do tipo de massa que quer. Fatias mais estreitas para esparguete, fatias mais largas para tagliatelle.

Caso tenha a máquina de cortar massa, escolha o tipo de corte que quer e vá passando a massa. Separe as fatias com os dedos e a massa já está pronta a cozer. Não espere muito tempo para cozer a massa, pois os fios de massa fresca tem tendência a colar-se uns aos outros muito depressa. Se não quiser cozer logo a massa, separe todos os fios de massa e deixe secar uns minutos na bancada, antes de os voltar a juntar ou guardar num recipiente para cozer mais tarde.

Por fim, tenha atenção que a massa caseira não pode ser conservada por muitos dias.

2 comentários

Comentar post