Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Pita Shoarma com molho light

DSC_3324.jpg

 

Surpreenda quem mais gosta com um delicioso e exótico Pita Shoarma, ainda melhor do que se pode comer nos restaurantes.
 
Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 pães Pita (hoje em dia podem ser encontrados em qualquer supermercado)
- 350 g de bifes de vaca (também pode ser feito com porco, caso prefiram)
- alface
- óleo
 
Especiarias:
- sal, q.b.
- 1 colher de sobremesa de pimenta
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de sobremesa de açafrão turco (preferencialmente, e não açafrão indiano)
- 1 colher de sobremesa de paprica
- 1 colher de sobremesa de cravinho
- 1 colher de sobremesa de cominhos
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sobremesa de coentros em pó
- 1 colher de chá de picante
- 1 colher de chá de gengibre em pó (ou uma colher de sopa de sumo de limão)
 
Molho light:
- 1 colher de sopa de maionese light
- 2 colheres de sopa de queijo tipo philadelphia light
- salsa picada
 
Comece por cortar os bifes de vaca em bocados pequenos e tempere-os com as especiarias indicadas. Nem todas as especiarias são obrigatórias, no entanto, o bom desta receita é o resultado final da mistura de todas as especiarias, pelo que é aconselhável a sua total utilização.

As quantidades indicadas estão adequadas ao meu gosto, contudo, caso prefiram um sabor não tão forte, poderão usar uma colher de chá em vez de uma colher de sobremesa.

Para um sabor ainda mais agradável, escolha coentros em grão e moa-os na hora.

Opte sempre por especiarias de boa qualidade.

Acrescente à carne temperada uma colher de sopa de óleo e mexa bem. A carne poderá ficar a marinar durante a noite no frigorífico, o que lhe atribuirá um sabor mais intenso, ou poderá ser imediatamente cozinhada, como costumo fazer, sendo o sabor final igualmente delicioso.

Frite a carne numa frigideira com um pouco de óleo até que esteja cozinhada. Uma vez que os bocados de carne são pequenos, esta cozinha muito depressa, pelo que é importante não deixar secar a carne. Quando esta estiver cozinhada, desligue o lume e reserve. Caso prefira, aqueça posteriormente a carne durante um minuto, antes de a colocar nos pães Pita.

Para o molho, que poderá ser posto em cima da carne, dentro dos pães Pita, e onde poderão ser molhadas as batatas fritas, misture a maionese, queijo philadelphia e salsa picada, e junte um pouco de água para que a mistura não fique muito grossa.

Aqueça os pães Pita, seguindo as instruções da embalagem. Independentemente da marca, eu costumo molhá-los primeiro um pouco, colocando-os em seguida na torradeira, onde deixo ficar até torrarem ligeiramente.

Depois de aquecidos, ou torrados, corte uma das pontas dos pães (há pães que já trazem um picotado por onde cortar), recheie com carne, intercalando com bocados de alface, e acompanhe com batatas fritas.