Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Panquecas

 

Só entre nós, quem é que não gosta de panquecas? Simples, com açúcar e canela, mel, Nutella, maple syrup, ou frutos vermelhos, as panquecas são sempre deliciosas e uma excelente forma de começar bem um dia especial. Ainda por cima, não são assim tão difíceis de fazer como se pode pensar.

 

Ingredientes para 6 a 8 panquecas:

- 1 ovo

- 125 mL de leite

- 7 colheres de sopa de farinha

- 2 colheres de sopa de açúcar (amarelo, preferencialmente)

- 1 colher de sopa de óleo

- 1 colher de chá de fermento em pó

- margarina

 

Para conseguir umas boas panquecas, é importante que a frigideira esteja pré-aquecida, por isso, comece por colocar uma frigideira pequena a aquecer, com o lume no mínimo, enquanto prepara a mistura. O tamanho da frigideira, bem como a quantidade colocada de cada vez, vai influenciar o número final de panquecas.

 

Junte todos os ingredientes num recipiente e bata tudo bem até obter uma mistura uniforme e mais consistente. A mistura deve ficar cremosa, nem muito líquida nem demasiado difícil de escorrer da colher. Caso esteja demasiado espessa, acrescente um pouco mais de leite, ou de farinha, caso esteja muito líquida.

 

Com a mistura preparada e a frigideira aquecida, coloque um pouco de margarina no fundo e deixe derreter, mexendo a frigideira para que a margarina derretida unte toda a frigideira. Retire o excesso de gordura com papel de cozinha.

 

Aumente ligeiramente o lume e coloque um pouco da mistura na frigideira. Não se esqueça que a quantidade colocada de cada vez vai influenciar a dimensão das panquecas e, consequentemente, a quantidade final de panquecas.

 

Com uma espátula, vá levantando delicadamente as bordas da panqueca para ver se o lado em contato com a frigideira já está levemente dourado e, com a ajuda da mesma espátula, vire a panqueca ao contrário.

 

Vá sempre verificando como é que está o lado em contato com o fundo da frigideira e, se necessário, vire-a mais do que uma vez até obter uma cor dourada uniforme em ambos os lados.

 

Se pretende panquecas finas e um pouco mais secas, quando os dois lados já estão a começar a ficar dourados, aperte o centro com a espátula para retirar o ar do interior. Se prefere as panquecas altas e fofas, faça tudo como normal sem carregar na panqueca com a espátula.

 

Não se admire se a primeira panqueca ficar diferente das outras (deve-se à maior quantidade de gordura que ainda existe na frigideira), e nunca tenha o lume muito forte. As panquecas estão prontas em pouco tempo e, se o lume estiver muito alto, corre o sério risco de queimá-las.

{#emotions_dlg.blink}

4 comentários

Comentar post