Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Manteigaria - Fábrica de pastéis de nata

 

Com o desejo de regressar a Portugal, desde que saiu a 1999, o Chef Miguel Rocha Vieira, mais conhecido pelos portugueses por causa da sua participação no Masterchef Portugal, decidiu abrir no n.º2 da Rua do Loreto, junto ao Largo Luís de Camões, em Lisboa, a Manteigaria - Fábrica de pastéis de nata.

 

 

Nesta "Fábrica de pastéis de nata" não há segredos. Tal como nos Pastéis de Belém, o processo de fabrico está à vista do cliente. A diferença é que este é um espaço bem mais reduzido. A receita artesanal destes pastéis de nata foi apurada e desenvolvida pelo Chef Miguel Rocha Vieira, em parceria com o pasteleiro Rogério Loupas.

 

 

Relativamente ao espaço, pouco há a comentar, até porque pouco espaço há. Só dá mesmo para entrar, pedir o pastel de nata e sair. A não ser que a Manteigaria esteja vazia, e aí pode comer no seu interior, mas tem de ser em pé. E se, por agora, não vejo qualquer problema com isto, até porque o Largo de Camões é suficientemente espaçoso para se poder passear e comer o pastel, pergunto-me como é que vai ser no Inverno, ou quando começar a chover. Não há dúvida de que dava jeito ter um espaço maior com mesas e cadeiras.

 

 

Quanto ao pastel de nata, não há grande lugar a invenções. É um produto sobejamente conhecido de todos nós, podendo variar a qualidade da massa e haver algum twist no creme, como um sabor mais intenso a limão, ou canela. No caso destes pastéis de nata, não há grandes surpresas, a não ser o seu delicioso sabor. Considero que a massa é das melhores que tenho comido, e o creme não fica nada atrás. Ou seja, e muito resumidamente, os pastéis de nata da Manteigaria são tão bons e deliciosos como os Pastéis de Belém.

 

 

A maior diferença, e ponto negativo, é a textura do creme. O creme dos pastéis da Manteigaria é mais líquido, o que faz com que este escorra para o guardanapo, roupa ou chão, conforme calhar. Enfim, exige mais algum cuidado, mas o sabor compensa.

{#emotions_dlg.blink}