Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Lisboa - Orçamento Participativo 2015

banner_OP2015_QUIOSQUE_976X501a.jpg

 

Quase todos nós queixamo-nos de coisas na nossa cidade. Ou porque é preciso reparar as estradas, ou porque o centro de saúde necessita de obras, ou porque faltam jardins, ou porque não há caixotes do lixo, passadeiras, lombas... Enfim, todos os dias são enumerados centenas de problemas que necessitam de solução. Mas depois nada se faz. Ou porque achamos que a Câmara não ouve os problemas dos cidadãos, ou porque se nos queixarmos o mais certo é que nada vai acontecer. Até porque, hoje em dia, não há dinheiro para nada.

 

Porém, desde há uns anos que a Câmara Municipal de Lisboa, através do Orçamento Participativo, permite que os seus cidadãos, e não só, participem na governação da cidade de Lisboa. Com efeito, todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 18 anos, que se relacionem com o Município de Lisboa, sejam residentes, estudantes ou trabalhadores, bem como representantes do movimento associativo, do mundo empresarial e restantes organizações da sociedade civil, podem apresentar propostas para a cidade de Lisboa. Essas propostas serão depois sujeitas a votação pelos cidadãos, que escolhem quais os projetos que querem ver concretizados em Lisboa.

 

Para 2015, o Orçamento Participativo prevê uma verba global de 2,5 milhões de euros disponíveis para os projetos eleitos. Já imaginou tudo o que pode ser feito com 2,5 milhões de euros?


Se tem então alguma proposta na área da competência da Câmara Municipal de Lisboa, que não seja um projeto pessoal associado a marcas registadas ou patentes, nem seja um pedido de apoio financeiro, pode apresentar a sua proposta até ao dia 7 de Junho. Já não falta muito, por isso apresse-se.

 

As propostas serão posteriormente analisadas, sendo depois apresentada a lista provisória a votação a 21 de Setembro, e a lista definitiva (após período de reclamações) a 5 de Outubro.

 

O processo terminará com a votação das propostas entre 5 de Outubro e 15 de Novembro.

 

Os 2,5 milhões de euros serão divididos da seguinte forma:

- 1 milhão de euros para o conjunto dos projetos de valor igual ou inferior a 500 mil euros;

- 1 milhão e meio de euros para o conjunto dos projetos de valor igual ou inferior a 150 mil euros.

 

Se tiverem curiosidade, podem ver aqui quais os projetos vencedores no último Orçamento Participativo e saber mais sobre cada um, ou então ver um resumo dos projetos vencedores desde 2008:

 

Imagem1.png

 

Para mais informações, ou esclarecimento de dúvidas:

http://www.lisboaparticipa.pt

op@cm-lisboa.pt

808 20 32 32

1 comentário

Comentar post