Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

soentrenos

Hoje para o jantar - grilos ou minhocas?

DSC02800.JPG

 

Na nossa recente viagem pela China lembrei-me de perguntar à guia que nos acompanhou em Beijing onde é que se poderia comer insetos. A resposta não poderia ser mais diferente do que a que eu estava à espera.

 

“Insetos? Não se comem insetos na China!”

 

“Então e todos os programas de televisão que já vi, onde aparecem insetos a ser vendidos em bancas na rua?”

 

“Não existe nada disso. A China é um país evoluído e não se comem insetos.”

 

Como não tinha feito o trabalho de casa, e pesquisado este assunto em Portugal (para quem não sabe, a internet na China é altamente censurada, por isso não dava para pesquisar quase nada, e em 99% das tentativas nem o Google funcionava), tive de me contentar com a resposta.

 

Porém, como estava cheio de vontade de experimentar um escorpião, barata ou gafanhoto (sim, chamem-me maluco à vontade e não, não me apetece comer insetos que apanhe no chão), insisti até que ela me disse que poderia ser que encontrasse qualquer coisa em Xian.

 

Chegado a Xian, perguntei à guia onde havia insetos para comer e ela, igualmente ofendida, disse que não havia nada disso em Xian. Com muita sorte, podia ser que encontrasse um inseto à venda em Xangai.

 

Em Xangai, mandaram-me comê-los em Beijing…

 

Resultado: vim da China sem provar qualquer tipo de alimento estranho (que eu saiba, claro…) a não ser uns micro camarões secos que acrescentei numa sopa num pequeno-almoço, mas isso tem pouco de estranho, a não ser comer sopa ao pequeno-almoço.

 

DSC02790.JPG

 

Felizmente, chamaram-me à atenção que estava a dar uma reportagem na televisão sobre as lojas Glood em Portugal, e eu sorri de satisfação. Então não é que vendem grilos, minhocas ou escorpiões? 

 

Tal e qual! Afinal, não é preciso fazer milhares de quilómetros, nem passar por vergonhas, para experimentar insetos.

 

DSC02794.JPG

 

Decidi então comprar umas minhocas com sabor bbq e grilos com sal e vinagre (cada caixa por €3,50).

 

DSC02793.JPG

 

Quanto ao sabor, gostei mais das minhocas, mas tenho de ser sincero. O sabor é muito suave, quase imperceptível. O que pode fazer mais impressão é a textura. Mas o pior é, sem dúvida, olhar para o grilo e saber que o vamos comer (custou-me bem mais do que comer minhocas).

 

DSC02796.JPG

 

Em jeito de conclusão, não desgostei das minhocas e grilos, foi uma experiência que queria concretizar há já algum tempo, e valeu por isso. E também foi interessante ver a cara dos outros a olhar para os bichos!

 

Quanto à primeira foto, trata-se de uma experiência minha. Sushi de insetos. Bem agradável e crocante.

6 comentários

Comentar post