Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Embaixadas em Portugal e o desconhecimento da língua portuguesa...

Lp.jpg

 

Eu sei que uma embaixada, enquanto sede da representação diplomática de um Estado, é uma pequena parcela desse território estrangeiro. No entanto, não faria sentido que os seus funcionários, ou pelo menos alguns dos seus funcionários, falassem a língua do país onde a embaixada está?

 

Caso concreto, mas sem revelar países.

 

Há uns meses tive de contactar a embaixada de um país nórdico sediada em Lisboa. Atenderam-me na língua desse país. Tentei falar em português, mas não foi possível. Tentei falar em inglês e foi muito difícil mas lá consegui colocar a minha dúvida.

 

Ontem telefonei para a embaixada de um país árabe em Lisboa e a funcionária que atendia sabia português, mas nenhum dos restantes funcionários com quem falei sabia português ou inglês. Insistiam, num inglês bastante sofrido, que tinha de saber falar árabe. 

 

Ora eu até sei falar algumas línguas, mas não sei árabe. Resultado? Só à quarta chamada, e depois de muita insistência, é que consegui falar com o Embaixador. Que, por sorte, falava inglês.

 

Isto tudo para perguntar: por estarem em Portugal, não deviam saber falar em português? Não seria o mínimo? Ou então inglês, uma vez que é a língua universal.

 

Percebo que a maioria dos interessados em falar com uma embaixada sejam os locais desse país representado. Mas a verdade é que os portugueses também podem querer tratar de assuntos lá... Questões com viagens, vistos...

 

Não posso jurar, mas sou tentado a apostar que nas embaixadas de Portugal espalhadas pelo mundo, não só falam a língua do país onde estão, como ainda falam inglês. Sina de um povo que tem a mania de se esforçar por saber comunicar com todos.