Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Comer hambúrgueres é desprestigiante?

17556470_KP7UC.jpeg

 

A propósito do post sobre o restaurante Cais da Pedra, em Lisboa, do Chef Henrique Sá Pessoa, foi nesse restaurante que vimos uma situação, no mínimo, insólita. Um pequeno grupo de brasileiros entrou no restaurante, foi encaminhado até uma mesa e entregue a ementa. Depois de uma breve análise à mesma, levantaram-se e foram embora. Pelo caminho, uma das senhoras comentou "não vim a Portugal para comer hambúrgueres.", com um ar verdadeiramente reprovável. Como se o responsável por terem entrado no restaurante fosse o Sá Pessoa, que deveria ter outro tipo de pratos que não hambúrgueres para servir todos os gostos.

Não só fiquei surpreendido com a debandada repentina, como achei desagradável a frase proferida. Para além de compararem o Cais da Pedra a um restaurante de fast-food, igual a tantos outros, sem sequer dar uma oportunidade para provar os pratos e comparar a diferença, ainda deram a entender que, de férias no estrangeiro, é ridículo comer comida menos tradicional, nomeadamente hambúrgueres. 

Ora eu não tenho qualquer problema em ir ao Mc Donald's em viagem. É óbvio que prefiro experimentar a culinária local e visitar os melhores restaurantes das cidades, mas o dinheiro não chega para tudo e, muitas vezes, é preciso conciliar refeições em restaurantes tradicionais com idas a cadeias de fast-food, ou refeições compradas nos supermercados e comidas no quarto de hotel. Não vejo qualquer problema nisso. Porém, aquela senhora, e provavelmente os seus acompanhantes, não estava de acordo, o que aceito. Mas podia ter guardado a opinião para si, em vez de lançar aquele comentário.

Curiosamente, depois desse dia, já voltámos a presenciar a mesma situação, no mesmo restaurante, outras duas vezes, e nem sempre com turistas. Os clientes entram, sentam-se, olham para a ementa e vão embora, ainda antes de receber o couvert e sem dar qualquer tipo de explicação. Enquanto clientes habituais de restaurantes, é curioso que só tenhamos visto pessoas a levantar-se e ir embora, segundos depois de terem chegado, no Cais da Pedra. Resta saber porquê.

Não pode ter a ver com o local, porque este é muito agradável, com uma excelente vista. Nem com os empregados, que costumam ser muito simpáticos. Além disso, a desistência ocorre após a leitura da ementa. Por isso, só pode ter a ver com o facto de serem servidos hambúrgueres. Mas isto é um problema? Será assim tão mau e desprestigiante ir comer hambúrgueres? Não creio. 

Se não é assim, e só entre nós, o que é que o Cais da Pedra tem (ou não tem) que faz com que haja quem não aqueça o banco após a leitura da ementa?

16 comentários

Comentar post