Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Cheesecake com coulis de morangos

 

Quando decidi experimentar esta receita, descobri que não gostava assim tanto de cheesecakes como julgava. Não era o resultado final desta receita que não era bom. Pelo contrário. A questão foi que resultado foi tão bom e maravilhoso, que todos os cheesecakes que tinha comido até então, e que julgava que eram deliciosos, passaram a ser somente razoáveis.

  

E o que é que esta receita tem assim de tão especial? O cheesecake vai ao forno, e só isso é meio caminho andado para transformar um cheesecake em algo muito melhor. Além disso, o coulis de morangos é perfeito, asselhando-se ao sabor do cornetto de morango, da Olá.

 

O único ponto negativo, é que é uma receita que requer algum tempo e dá trabalho. Mas o resultado final compensa tudo.

 

Ingredientes

Base de bolacha:

- 140 g de bolacha digestiva

- 60 g de açúcar amarelo

- 80 g de manteiga derretida e à temperatura natural

 

Recheio:

- 400 g de queijo creme Philadelphia normal, e não light

- 150 g de açúcar amarelo

- 2 g de sal

- 3 ovos

- 1 gema

- 75 g de natas com cerca de 35% de matéria gorda

- 5 gotas de essência de baunilha

 

Comece pela base do chessecake. Enquanto deixa o forno a pré-aquecer a 160-165ºC, triture as bolachas com o açúcar até que fique em pó. De seguida, junte a manteiga derretida e misture até que obtenha uma mistura homogénea.

 

Unte uma forma redonda (usei uma com 20 cm de diâmetro) com um pouco de manteiga, ou margarina, forre o fundo com papel vegetal e coloque a base de bolacha na forma, pressionando sobre o fundo da forma.

 

Com o forno a pré-aquecer, coloque a forma com a base de bolacha no frigorífico, enquanto prepara o recheio.

 

Bata o queijo creme com o açúcar e o sal durante cerca de 3 minutos. Noutro recipiente, bata os ovos e a gema, e vá juntando aos poucos a mistura de queijo creme, batendo sempre. Por fim, junte a essência de baunilha com as natas e bata até que esteja homogéneo.

Retire a forma com a base de bolacha do frigorífico, deite o recheio pronto sobre a base e bata levemente com a forma sobre a mesa, ou bancada, para evitar que se formem bolhas de ar.

 

Prepare um tabuleiro com água, coloque lá dentro o cheesecake e deixe cozer por 1 hora e 15 minutos, ou até que o centro esteja firme. 

 

Retire o cheesecake do forno e deixe arrefecer completamente. Embrulhe a forma com película aderente e deixe ficar no frigorífico durante toda uma noite.

 

Em princípio não terá dificuldades em desenformar o cheesecake, porém, caso sinta que ele não sai bem da forma, aqueça ligeiramente os lados e o fundo da forma.

 

Por esta altura o cheesecake está pronto para ser servido, porém, para quem gosta de morangos, aconselho que prepare este delicioso coulis de morangos.


Ingredientes

- 400 g de morangos

- 150 g de açúcar amarelo

- umas gotas de sumo de limão

 

Lave os morangos e retire-lhes os pés. Num tacho, coloque os morangos e o açúcar e leve a lume brando. Junte umas gotas de sumo de limão e vá mexendo até que todo o açúcar derreta. Caso prefira, poderá ainda utilizar uma varinha mágica para obter um creme homogéneo.

 

Deite o coulis de morangos sobre o cheesecake e bom apetite.

{#emotions_dlg.blink}

2 comentários

Comentar post