Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Caldo de cogumelos

cogumelos.jpg

 

Os caldos (de legumes, carne, peixe, marisco, entre outros) são essenciais para algumas receitas. E apesar do Chef Marco Pierre White garantir que utiliza caldos de compra, a verdade é que sabe muito melhor quando somos nós próprios a fazer os caldos (que podem depois ser congelados para uma utilização mais fácil).

 

Uma das receitas que necessita de um caldo é a de risotto. E por causa da receita de risotto de cogumelos e bacon crocante, deixo aqui a receita de um delicioso caldo de cogumelos.

 

Ingredientes:

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho picados

- 1 1/2 colher de sopa de manteiga

- 1 colher de sopa de azeite

- 900 g de cogumelos frescos limpos e picados grosseiramente (uso cogumelos brauner)

- 1 L de água

- 1/2 copo de vinho branco

- sal e pimenta

 

Aqueça a manteiga e azeite numa panela. Junte a cebola e deixe alourar. Acrescente o alho e mexa por 1 minuto. 

 

Em seguida, junte os cogumelos, mexendo bem, e deixe cozinhar em lume forte por 10 minutos, até que a água libertada pelos cogumelos tenha praticamente evaporado. Adicione o vinho branco e deixe ferver por 2 minutos.

 

Por fim junte a água, sal e pimenta e, depois de ferver, deixe cozinhar por 40 minutos. Retifique os sabores e passe o caldo por uma peneira.

 

Aproveite os cogumelos e utilize-os também no risotto, ou congele para usar mais tarde com uma carne assada, por exemplo.

4 comentários

Comentar post