Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Só entre nós

Só entre nós é um blog só para nós. Para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, sobre o que gostamos, ou não, sobre viagens fabulosas, restaurantes, pessoas que admiramos, ou que nos deixam os cabelos no ar, livros lidos e muito mais.

Bacalhau assado no forno... com batatas fritas e muito sal

Imagem6.png

 

Recentemente levei uns clientes estrangeiros (de um país não europeu) a almoçar a um restaurante de comida portuguesa.

 

Como é normal, aquilo de que eles já tinham ouvido falar era bacalhau. Por isso disseram que queriam bacalhau para poderem experimentar um prato tradicional português. 

 

Concordei com a escolha e olhei para a ementa:

  • Bacalhau com grão
  • Bacalhau assado no forno com batatas a murro

 

Traduzi e expliquei os dois pratos e a escolha recaiu no bacalhau assado no forno. Perfeito, pensei. Mas afinal não era bem assim...

 

"Queremos o bacalhau mas com batatas fritas.", disse um dos clientes.

"Desculpe? Como é que disse?"

"Queremos o bacalhau com batatas fritas. Adoramos batatas fritas."

"Pois, mas o bacalhau é no forno e já traz batatas... A murro.", e lá expliquei novamente como eram as batatas. "Não se come bacalhau com batatas fritas.", expliquei, pensando de imediato que com centenas de receitas de bacalhau, alguma até deve ser com batatas fritas, mas está longe de ser um acompanhamento normal...

"Está bem.", responderam. "Pode ser com essas batatas. Mas também com batatas fritas. Queremos bacalhau com batatas fritas."

 

Perante a insistência, transmiti o pedido ao empregado, para seu grande espanto e até alguma consternação.

 

As travessas de bacalhau lá chegaram, acompanhadas por uma travessa cheia com as tão desejadas batatas fritas.

 

Como se tudo isto já não fosse suficiente, assim que receberam as travessas polvilharam tudo com sal. Sim, tudo. Bacalhau, batatas fritas, legumes, batatas a murro... Depois provaram e logo a seguir pegaram novamente no saleiro e voltaram a polvilhar tudo. Até conseguirem a proeza de gastarem todo o saleiro e terem de usar outro. 

 

Já fui muitas vezes àquele restaurante e sei bem que a comida, por norma, está temperada corretamente, ou até um pouco acima do desejável. E a outra pessoa portuguesa que estava à mesa comeu o bacalhau e confirmou que estava bom de sal.

 

Por isso, e no fim de contas, eles queriam comer um prato tradicional e acabaram a comer um bacalhau assado no forno com uma travessa de batatas fritas e tudo fortemente salgado.

 

Very typical!

4 comentários

Comentar post