Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Só entre nós

Só entre nós é um blog para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, aquilo de que gostamos ou não, sobre bons e maus momentos, restaurantes fantásticos, viagens fabulosas ou nem tanto... No fundo, sobre tudo.

Só entre nós

Só entre nós é um blog para escrevermos sobre aquilo em que pensamos, aquilo de que gostamos ou não, sobre bons e maus momentos, restaurantes fantásticos, viagens fabulosas ou nem tanto... No fundo, sobre tudo.

6 surpreendentes sintomas de grávidas - para os pais!

gcom_marido_gravido_05.jpg

 

Provavelmente já está familiarizado com os sintomas peculiares que as grávidas normalmente têm (sobre isso pode ler aqui o Manual para os homens durante a gravidez), mas será que sabe quais são os sintomas que os futuros pais têm?

 

Se vai ser pai, de certeza que se consegue relacionar com alguns dilemas, como este: A sua companheira grávida tem uma boa desculpa para ter desejos de comer batatas fritas e gelado, mas porque é que você também tem o mesmo desejo?

 

O mais provável, é que você não esteja somente a partilhar desejos por batatas fritas - está também a partilhar sintomas, tal como 90% dos futuros pais. Na realidade, a partilha de sintomas relacionados com a gravidez é tão frequente, que os investigadores apelidaram-na de síndrome "couvade", expressão francesa que pode ser traduzida para "estamos grávidos".

 

Por isso, se fez, ou sentiu, alguma coisa nos últimos meses que fez com que pensasse, "Espera, afinal quem é que está grávido?", 

 

 

dad-pregnancy-symptoms-02-pg-full.jpg

 

Sintoma 1 - Ansiedade

 

Até o pai mais descontraído pode passar noites agitadas, sentir azia ou ter ataques de cansaço, enquanto as suas companheiras estão grávidas. Porquê? Porque, aparentemente, os homens são muito mais propensos a sentir as preocupações e nervosismo relativos com a gravidez do que a companheira.

 

Como é que você pode dar a volta? Fale com outros futuros pais, pois muitos podem estar na mesma situação. E não pense que pode reduzir os nervos, "desligando-se" da gravidez. Se estiver mais envolvido, pode ser que se sinta melhor preparado e em controlo.

 

dad-pregnancy-symptoms-03-pg-full.jpg

 

Sintoma 2 - Náuseas

 

As náuseas matinais não são sentidas apenas durante a manhã, nem somente pelas futuras mães. Enquanto que esta infame aflição da gravidez é atribuída a um aumento das hormonas durante a gravidez, os homens também podem dar por si a ir buscar uns sais (ou a correr para a casa de banho).

 

Porém, o culpado não é o estrogénio, mas sim a ansiedade e as mudanças na dieta, bastante comuns em homens que comem para aliviar o stress.

 

A cura: Mantenha-se fisicamente ativo como uma forma de libertar a pressão, desabafe sobre as suas preocupações com a sua companheira ou amigo, coma melhor e tenha atenção ao consumo de álcool.

 

dad-pregnancy-symptoms-04-pg-full.jpg

 

Sintoma 3 - Mudanças de humor


Não fique espantado se a sua companheira alternar consecutivamente de humor várias vezes ao dia, especialmente entre a sexta e décima semana, quando as hormonas atingem o seu corpo como uma onde. Ela pode saltitar entre a felicidade e tristeza, tranquilidade e ansiedade, doçura e (extrema) raiva - e você pode sentir o mesmo. A questão é que enquanto as hormonas intensificam mudanças de humor, a verdadeira causa por trás é a mesma tanto nos homens como nas mulheres - os nervos.

 

Tal como você já deve ter percebido, ter um bebé é algo bastante importante, e a sua vida nunca mais vai ser a mesma. Em muitas coisas, até já mudou, o que pode levar a noites mal dormidas e um misto de emoções. Toda esta preocupação é normal, e equilibrar os altos e baixos de ser pai requer prática - por isso, relaxe um pouco. Não existe um pai perfeito, e aprender a aceitar isso agora é muito bom para quando for realmente pai.

 

dad-pregnancy-symptoms-05-pg-full.jpg

 

Sintoma 4 - Mudanças no desejo sexual

 

Durante a gravidez, o desejo da mulher tanto pode aumentar (sortudo) ou passar para um patamar neutro - ou alternar entre os dois durante a mesma semana. Muitas futuras mães sentem um aumento do desejo, especialmente durante o segundo trimestre, ao passo que outras estão muito cansadas, desconfortáveis ou demasiado conscientes do seu corpo para se interessarem. Mas a vontade masculina é igualmente imprevisível: enquanto que alguns futuros pais sentem-se seduzidos pelas mudanças no corpo de uma grávida, outros olham para as mudanças no corpo como se fossem uma lembrança das responsabilidades que estão ao virar da esquina. Alguns homens sentem um boost de energia com a prespetiva de terem um bebé, e outros ficam exaustos só de pensarem nisso. E alguns futuros pais têm tanto medo de magoar o bebé que nem conseguem pensar em sexo (para a maioria dos casais, não há qualquer problema).

 

Por isso, se a sua vida sexual chegou a um impasse, tente manter-se íntimo. Lembre-se que o sexo é apenas uma demonstração física de intimidade e que existem muitas outras formas de ser íntimo que nem sequer dependem do toque. Algumas sugestões: acorde um pouco mais cedo para poderem tomar o pequeno-almoço em casa juntos, dêem um passeio ao fim do dia, preferencialmente de mãos dadas, ou aninhem-se um no outro no sofá a ver um filme com pipocas. O importante é arranjar formas de transmitir afeto à sua companheira e partilhar os sentimentos que até podem ser sentidos pelos dois... na cama ou não.

 

dad-pregnancy-symptoms-06-pg-full.jpg

 

Sintoma 5 - Aumento de peso

 

Uma barriga maior pode ser um dado adquirido para uma futura mamã, mas porque é que os homens ganham, em média, 6,36 quilos durante a gravidez da companheira? Desejo por snacks por simpatia pode ser um dos motivos, mas não é tudo. O culpado mais provável é o cortisol, apropriadamente chamado de "hormona do sress", porque é segregado em maior volume durante os períodos de ansiedade. O cortisol regula os níveis de insulina e de açúcar no sangue, por isso o seu corpo pode pensar que está com fome, quando não é verdade. Além disso, o cortisol direciona o peso ganho para a barriga.

 

Combata esta guerra enchendo a sua cozinha com snacks saudáveis e tenha atenção às calorias ingeridas. Considere também aumentar a sua rotina de exercícios para reduzir o stress e cintura.

 

dad-pregnancy-symptoms-07-pg-full.jpg

 

Sintoma 6 - Dores

 

Muitos dos sintomas da síndroma "couvade" parecem ter causas evidentes (leia-se: nervos), mas outros são mais misteriosos. Os homens costumam queixar-se de dores nos dentes, nas costas, na cabeça, cãibras, e outras dores. Inclusivamente, alguns homens relatam ter dores nos mesmos sítios e na mesma altura que as suas companheiras. 

 

Estudos realizados ainda não descobriram explicações físicas para estas dores partilhadas, por isso a causa deve ser psicológica. Alguns futuros pais podem estar a responder a sentimentos subconscientes de competição (podem não estar a gerar um bebé, mas também vão ser pais). Qualquer que seja o caso, tratar o que o aflige com uma conversa honesta sobre as futuras alterações na sua vida, deve fazer mais efeito do que engolir mais um comprimido para as dores.

 

Artigo original em inglês, aqui.

 

2 comentários

Comentar post